SI Qualificação & Internacionalização

Qualificação & Internacionalização

O SI de qualificação das PME, tem como objetivo o apoio à inovação organizacional, aplicando novos métodos e processos organizacionais, e incrementando a flexibilidade e a capacidade de resposta no mercado global, com recurso a investimentos imateriais na área da competitividade.

Os SI de internacionalização das PME (Pequena e Média Empresa), tem como objetivo o desenvolvimento da internacionalização, valorizando os fatores imateriais da competitividade, permitindo potenciar o aumento da sua base e capacidade exportadora.

Sistema de Incentivos à Qualificação e à Internacionalização

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O projeto de investimento deve observar as seguintes condições gerais de elegibilidade para projetos individuais:

Ter a data de candidatura anterior à data de início dos trabalhos, à exceção de adiantamentos até 50% do custo de cada aquisição e das despesas relativas aos estudos de viabilidade há menos um 1 ano;

Ter uma duração máxima de execução de 2 anos;

Apresentar viabilidade económico-financeira.

Consideram-se elegíveis as seguintes despesas:


Novos métodos organizacionais:

Equipamentos

Software

Contratação de um máximo de 2 novos quadros técnicos não produtivos do projeto.


Feiras/Exposições:

Aluguer do espaço, custos com água, eletricidade, comunicações, inserções em catálogo da feira, serviços de tradução/intérpretes.

Construção do stand: Construção e montagem, aluguer de equipamentos e mobiliário, transporte e manuseamento de mostruários, matérias e outros suportes promocionais.

Funcionamento do stand: Serviços de deslocação e alojamento dos representantes e tradutores/intérpretes.


Serviços de consultoria especializada prestada por consultores externos:

Prospeção e captação de novos clientes;

Ações de promoção realizadas em mercados externos;

Campanhas de marketing;

Despesas com a intervenção de técnicos oficiais de contas ou revisores oficiais de contas (até 5000€ por projeto);

Assistência técnica, estudos, diagnósticos e auditorias;

Custos com entidades certificadoras e teste realizados por laboratórios acreditados;

Conceção e registo de novas marcas ou coleções;

Adesão inicial a plataformas eletrónicas.


Obtenção, validação e defesa de patentes e outros custos de registo de propriedade intelectual.


Formação (treinamento) de recursos humanos.

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